sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Qual despedida? Parte 5. Fim.


Para encerrar este assunto de post. O chá de panela é uma tradicional reunião só com mulheres. É uma oportunidade de reunir as tias, as avós e as amigas casadas e solteiras, para rirem, trocarem presentes, e brincar. É um modo “comportado” de esquecer um pouco a ansiedade do dia do casamento e de ter lembranças de pessoas queridas em sua casa.
Digo ainda que o Chá de cozinha é importante porque sempre esquecemos de comprar ou colocar no enxoval coisas bobinhas, mas de grande utilidades no dia a dia a dois, e que neste dias ganhamos de presente e desanuviamos a mente.

Tema: Não precisa de tema, o próprio nome chá de cozinha já sugere o que virá, mas pode se escolher estilo. Particularmente adoro o estilo Alice, pois nada mais encantador do que o chá da Alice no país das maravilhas, massss, se você ou sua afilhada, não faz o tipo menininha, pode se escolher ainda: country, vintage, pick nick, britânico entre outros.

Convites: Você pode personalizar um convite pra suas amigas, algo que tenha a ver com cozinha ou com chá, pode ser impresso ou eletrônico, geralmente mães , tias e vós, gostam dos impresso e personalizados para guardar. Logo se você optar por fazer eletrônico, não se esqueça de fazer alguns impressos para entregar: a noiva, as outras madrinhas, a mãe do noivo, a mãe da noiva, as avós e tias próximas. Tem pessoas que preferem colocar um cartãozinho indicando onde suas amigas podem comprar o artigo de cozinha ou ainda qual artigo quer, afim de evitar duplicidade.Segue algumas sugestões.


Lugar: Tem que ter espaço para brincadeira e um lugar muito bom para acomodar todas as convidadas sentadas e uma mesa grande onde será montado o Buffet. Geralmente, a madrinha da noiva sede sua casa ou salão de festas, mas nada impede de ser em uma casa de chás, ou na casa da futura sogra. O importante é ter espaço, privacidade e conforto.

Horário:O horário mais indicado é  no finalzinho da tarde, de preferência no domingo, pois tem muitas pessoas que trabalham aos sábados, ou ainda tem apenas o sábado para comprar o presente.

Comis e Bebis: Tem pessoas que acreditam que chá de panela não dá trabalho pois é só servir, uns salgadinhos, docinhos, uma torta,refrigerantes e pronto. Eu não sou tão minimalista assim, penso que se é para receber que seja direito. Se o nome sugere chá, tem de haver chá, muito chá, chá quente, gelado, de fruta, de folhas, claro, que cafezinho, suco e refrigerante podem compor o Buffet, mas o rei será o chá. Para acompanhar as bebidas, muitos amanteigados, mini pães, bolos (fubá, laranja),  tortas, quiches e por fim um bolo doce confeitado, assim, é tudo que você precisa pra recepcionar suas amigas em grande estilo.

Decoração: Depende do estilo escolhido, mas não pode faltar uma mesa decorada para colocar os presentes, uma cadeira especial para a noiva.  A mesa onde será posto o chá merece atenção especial, importante lembrar que é um chá, portanto deve ser colocado a disposição xícaras para as convidadas.




Brincadeiras: Uma boa opção é contratar uma drag queem para animar as amigas e conduzir a abertura dos presentes de maneira animada. Outra coisa que gosto muito e no caso de uma das minhas afilhadas será extremamente útil, é montar um caderno/fichário de receitas, cada convidada leva sua receitinha preferida e coloca no caderninho para a noiva. Mas chá que é chá, tem algumas brincadeiras tradicional como:

- Mudar o nome da noiva, pó rum bem esquisito e colocar numa faiza tipo miss;
- O que você tem na bolsa?
Faça uma lista do que geralmente toda mulher tem na bolsa (para ficar mais divertido, acrescente alguns itens esquisitos). Comece a ler a lista em voz alta e peça para as convidadas retirarem da bolsa os itens que forem “chamados”. Ganha a convidada que tiver mais itens retirados da bolsa. Aí você compra um brindezinho bem simplesinhos pra presentear...( a própria noiva pode fazer isso no final, toda pintada mesmo... )

- Bingo da Noiva
Faça cartelas de bingo com 25 espaços como uma cartela normal e preencha aleatoriamente com os presentes da sua lista. A cada presente que for aberto, a convidada que possui o item devera fazer uma cruz no item da sua cartela. Ganha a convidada que preencher a carreira de 5 primeiro.

- Prendas sorteadas
Tentar adivinhar o presente de olhos vendados (normal!) (e acertar tb não significa nada a gente sabe!). A diferença é que a pessoa que te deu o presente terá que sortear um papelzinho com algum mico ou brincadeira para a noiva.  

 Usar acessórios estranhos como:
- Óculos gigante
- Gravata borboleta
- Orelhas gigantes
- Uma faixa escrita "Miss Desencalhada"
- Uma calcinha de oncinha por cima da calça

Testar alguma habilidade:
- Separar 4 gemas das claras em 30 segundos
- Pendurar o maior número de cuecas no varal, em 30 segundos (podem ser pedaços de tecido recortados)
- Descobrir o preço de produtos como: leite, biscoito, farinha, ovos , etc e a cada erro ser pintada!
- Descobrir qual pozinho é qual entre: sal, açúcar, farinha, fermento e maizena.
- Fazer um nó na gravata!


Alguns micos diversos:
- Tentar acertar a boca do noivo na foto, de olhos vendados! (tipo acertar o rabo do burro, sabe?!)
- Ganhar uma maquiagem de DIVA de duas amigas suas. (claro que elas podem - e devem - zoar!)
- Chupar um limão para se preparar para os momentos azedinhos da vida
- Escrever o nome do amado com a mão esquerda no braço direito

Aqui o importante é saber o limite da noiva e das convidadas. Tem pessoas que tem baixa tolerância a brincadeiras, tem gente que não gosta que brinquem com cabelo por exemplo. Portanto cuidado.

Presentes: Os presentes do chá de panela são coisas simples e úteis (não são artigos de decoração), segue uma listinha para ajudar:


Lembrancinha: Este dia tem tudo para ser especial, portanto cada convidada deve levar uma lembrancinha que pode ser:
Uma foto personalizada com a noiva (naquele estado);
Um imã de biscuit;

Uma colher de pau;


ou que a sua criatividade ajudar.

Bjocas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário