terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ano Novo combina com coisas novas.

Assim pensando resolvi dar uma ajudinha aos meus futuros afilhados no planejamento da reforma do Apê.

As mudanças estão acontecendo aos pouquinhos, primeiro foi a doação de alguns móveis e objetos não usados a anos, após veio a cortina da sala e as almofadas. 

Mas a reforma é muito mas que isso, e como o casal, não tem a menor experiência com reformas e reformas sem planejamento é confusão, eu como madrinha resolvi dar uma ajudinha.

Primeiro passo: Lista divida por cômodos do que precisa ser reformado, decorado e/ou trocado.

Segundo passo: Agrupe os itens em categorias como: Decoração, Reforma, Eletrodoméstico e Móveis.

Terceiro passo: Pesquise a média de cada item.

Quarto passo: Planilhe todos os possíveis futuros gastos. (Aqui eu ganhei uma mega ajuda do Rei das Planilha, baixei grátis a planilha compras, onde pude listar todos os produtos e separá-lo por categorias e a planilha calculou total e gráfico de gastos, sensacional.)



Segundo ao meu ver, do eu necessita ser mudado e reformado, cheguei ao orçamento de R$ 16.245,00, divido em 34% móveis, 26% reforma, 25% decoração e 15% eletrodoméstico.

Claro que isso tudo depende do gosto dos noivos, mas a planilha ira ser alimentada pelo sonho deles, o meu papel, foi mostrar o caminho.

Bjocas

2 comentários: